quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Simulado do ENEM: falha conceitual na primeira questão de Física!

A questão número 1 da prova Ciências da Natureza e suas Tecnologias apresenta falha conceitual no esquema do modelo de ressonância no canal auditivo. No texto da questão está escrito “...ocorra um nó sobre o tímpano e ocorra um ventre da onda na saída do canal auditivo...”, mas na figura o nó está na saída do canal!
O nó em questão não foi descrito do ponto de vista da grandeza física representada na figura; pode ser nó de deslocamento de partículas ou nó de pressão do ar no canal. Se for o primeiro caso o nó deve estar sobre o tímpano conforme o descrito no texto da questão (mas desenhado errado no esquema!). Se for o segundo caso o texto está errado e a figura está correta.
Porém essa falha não altera o resultado da questão.




Neste aplicativo em JAVA é possível tampar e destampar o tubo, alterar seu comprimento e verificar a formação de nós e ventres tanto para deslocamento de partículas como para pressão do ar. Escolha um lado aberto (que é o caso do canal auditivo) e observe como as partículas do ar se movimentam dentro do tubo: a vibração é máxima no lado aberto e mínima no lado fechado (por isso nó de deslocamento no tímpano). Mas se as partículas estão praticamente paradas e numa região de compressão, então a pressão é máxima no tímpano (ventre de pressão!) e por isso temos a sensação de som!

Nenhum comentário:

Postar um comentário