sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Borracha pode gerar energia?

(...)

Recentemente, os pesquisadores conseguiram combinar com sucesso as nanofitas de titanato-zirconato de chumbo (PZT), um material cerâmico, piezoelétrico, com o silicone, que é flexível, barato e biocompatível, já sendo utilizado em implantes e outros dispositivos médicos. Dentre os vários tipos de materiais piezoelétricos, o PZT é o mais eficiente que se conhece até hoje, sendo capaz de converter 80% da energia mecânica aplicada a ele em energia elétrica. É 100 vezes mais eficiente do que o quartzo, outro material piezoelétrico.

Primeiro, foram fabricadas nanofitas de PZT - tiras tão estreitas que 100 delas colocadas lado a lado cabem em um espaço de um milímetro. Em um processo separado, essas fitas foram incorporadas em folhas de borracha de silicone, criando "chips de piezo-borracha".

O uso do silicone faz os cientistas acreditarem que será muito mais fácil utilizar a sua piezo-borracha em dispositivos práticos, inclusive implantados no corpo humano. Mas nada foi testado, ainda. Já uso externo do material não impõe restrições. Tênis e sapatos feitos com a borracha piezoelétrica, por exemplo, poderão aproveitar os movimentos de uma caminhada ou de uma corrida para recarregar o celular ou alimentar o tocador de MP3. O mesmo poderia ser feito com coletes que utilizem o movimento do tórax durante a respiração.

(...)
Fonte: Neurônios Escassos

Nenhum comentário:

Postar um comentário