domingo, 14 de março de 2010

Pesquisa Industrial e Proteção Intelectual

São Paulo, 15 de março de 2010

Resumo crítico do artigo:
Pesquisa Industrial

Publicado no site da Agência FAPESP em julho de 2009
http://www.agencia.fapesp.br/materia/10780/especiais/pesquisa-industrial.htm


Por Ana Cristina e Fernanda
3º B


O Brasil tem grande capacidade de gerar riqueza e bem estar social através da inovação do conhecimento acadêmico para o setor produtivo, mas não é bem assim que acontece na prática. Segundo o professor Fernando Galembeck do Instituto de Química da Unicamp, há grande interesse de empresários por aquilo que é novo e o Estado impulsiona idéias positivas para a sociedade.
Um exemplo de transformação de conhecimento em riqueza são os bicombustíveis (algo alternativo) e o petróleo, que posicionaram o Brasil como um dos principais produtores.
A área brasileira que gera o maior número de patentes é o setor químico, a fim de garantir a proteção a médio prazo do que é inventado (já que sempre haverá inovações). É vantajoso investir nesse tipo de proteção, porque garante o uso exclusivo do autor. Portanto, devemos primeiro patentear para depois publicar a nova idéia em um artigo.
Entretanto, isso não acontece com os universitários. Além da falta de interesse dos estudantes, há também dificuldades de adquirir a patente.
As principais barreiras encontradas são a pouca divulgação sobre esse assunto, o alto custo, a difícil localização da sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (RJ – onde é realizado todo o processo de aquisição) e a falta de leitura de patentes.
De acordo com o INPI (Jornal da Ciência – 29/01/2010) houve um aumento de 20% das patentes entre 2004 e 2009, passando de 2.481 para 3.153 o número de patentes concedidas. Para o órgão, essa melhora se deve à contratação de pessoal, melhoria na estrutura e maior divulgação do sistema. Porem, mesmo com a melhora, no ano de 2010 o país caiu 18 posições no ranking de inovações. Apesar dessa avaliação, a visão é positiva para futuras criações no Brasil.


http://www.protec.org.br/noticias_inovacao_patente.asp?cod=556
http://www.protec.org.br/noticias_inovacao_patente.asp?cod=532
http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente

Nenhum comentário:

Postar um comentário