segunda-feira, 22 de março de 2010

Raios e Mudanças Climáticas

Resumo crítico do artigo
Por Clarice, Nayara e Gabriele
3oB
Segundo a Inpe e Elat ,o Brasil é o país que mais recebe descargas elétricas em todo mundo e esse fenômeno está aumentando. Pesquisadores tentam confirmar a hipótese de que o aumento dos raios tem relação direta com a elevação da temperatura no planeta, para prová-la, está sendo realizado um projeto temático previsto para terminar em 2013. Este projeto ganhou motivação para ser realizado após uma reunião da ONU, onde foi levantada a hipótese da relação entre alterações no clima do planeta e a maior ocorrência de raios, que alimenta o ciclo do carbono. Outro motivo para a realização do projeto foi a falta de dados que pudessem comprovar ou não a hipótese.
O projeto vai contar com a ajuda da Rindat, informações de um satélite e registros de dias de tempestade. Apesar da Rindat ter informações precisas, os dados precisam ser analisados de formas diferentes, pois os registros são recentes e cobrem apenas parte do Brasil. Em relação ao satélite, ele obtém informações uniformes, porém também são dados recentes, de 10 anos, e há lacunas nesses registros já que a órbita do satélite não é geoestacionária, o que seria ideal para o projeto. A terceira fonte de pesquisa são registros que datam mais de dois séculos, realizadas no RJ, porém são dados inconstantes, imprecisos e que apresentam lacunas também.
Para conseguir avaliar, analisar, discutir e fazer conclusões a partir dessas informações, o Inpe vai ter ajuda de quatro instituições norte-americanas- Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) e a Universidade do Arizona.

Novos sensores:
O projeto também pretende aprimorar o monitoramento de raios em SP, utilizando sensores que são capazes de detectar raios intranuvens, já que os atuais detectam apenas aqueles que atingem o solo. Além disso, prevê-se também instalação de outros sensores nas demais regiões brasileiras incluindo Centro–Oeste, Nordeste e Norte. O objetivo é que os raios sejam monitorados por mais de um equipamento afim de que os dados sejam mais precisos.

Temperaturas Oceânicas:
O Elat já estabeleceu uma relação na alteração da temperatura do oceano com a incidência de raios, pois quando ocorre a La Nina há maior número de raios no nordeste e norte, e quando ocorre o El Nino, maior incidência no Sul. Porém o acompanhamento de mudança de temperatura tem sido realizada apenas no Oceano Pacifico (que pode até ajudar em conjunto com registros de tempestades no Brasil) já em relação ao Atlântico, que teria grande influência sobre as tempestades no país, os estudos são extremamente recentes. O autor se contraria então, pois afirma que não há nenhum dado que comprove a relação direta entre raios e maior volume de água. Outra hipótese levantada é a influência das manchas solares no clima, já que essas possibilitam maior radiação e assim a formação de gelo nas nuvens que resultam nos raios. Esta possibilidade será testada em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário