segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mudanças climáticas e o aquecimento global

resumo critico - aquecimento global Giuliana e Patricia 3ºB

Segundo a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo) as temperaturas na Estação Antártica Comandante Ferraz abaixaram em relação aos anos anteriores. O ano passado foi registrado como um dos mais frios. Em 2008 e 2009 a temperatura media anual chegou à tempertatura de -8,5 Cº. O pico mais baixo foi de -25,6 Cº. Havia 18 anos que não ocorria tal queda no clima.

Um cientista entre os chamados “céticos do aquecimento global” defende que boa parte dos dados que apontam o aumento da temperatura do planeta devem ser ignorados porque milhares de estações de medição espalhadas pelo mundo estão sendo afetadas por condições que distorcem os seus resultados.

O meteorologista Antony Watts afirma que os dados sobre a temperatura global estão seriamente comprometidos porque mais de três quartos das 6 mil estações de medição que existiam no ano passado não estão mais em funcionamento.

As estações estão mal posicionadas. A do aeroporto de Fiumicino em Roma esta localizada atrás da pista de decolagem recebendo os gases aquecidos emitidos pelas aeronaves.

Outra esta instalada dentro de um estacionamento de concreto na cidade de Tucson no Arizona.

Essas são situações, que segundo o cientista, afetam o uso dos solos e a paisagem urbana ao redor da estação refletindo muito mais as mudanças nas condições locais do que na tendência global da terra

Para o pesquisador estas falhas tornam inútil a leitura dessas medições colhidas em solo.

Monitoramento via satélite é mais exato e deveria ser o único adotado.

segundo os dados da Estação Antártica Comandante Ferraz, as temperaturas estão ficando mais frias, ao invés de aumentarem como propõe a teoria do aquecimento global. Isso, juntamente aos fatos de que há falhas suficientes para invalidarem os dados utilizados para comprovar a teoria do aquecimento, mostra que o aquecimento global é uma imagem distorcida e exagerada da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário