terça-feira, 23 de março de 2010

Aquecimento global: VERDADE OU MITO?

São Paulo, 23 de março de 2010.
Por Beatriz Alonso e Barbara Santoro 3° ano A

Atualmente aquecimento global é um dos assuntos mais discutidos. Resumidamente ele é o agravamento do efeito estufa, só que esse aquecimento está trazendo mudanças drásticas e incontestáveis na natureza. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno a processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição saindo da era glacial para interglacial. Outros que dizem que o efeito estufa está se agravando devido as atividades humanas que aumentam a queima de gases e combustíveis fósseis.
Hoje temos inúmeras controvérsias em relação a esse tema e algumas pesquisas demonstram isso. Pensamos que o planeta estava se aquecendo, mas estudos feitos recentemente mostram que o pólo sul do planeta está mais frio! A estação Antártica comandante ferraz , que pertence ao Brasil, afirmou que 2009 foi o ano mais frio dos últimos três anos mais frios, chegando a temperatura de -27,6C˙ sendo a media -8,5C˙, aumentando a expansão de gelo e congelando os únicos dois lagos de água doce da região .
Isso é preocupante por ser contrário ao aquecimento que esperávamos! Um físico chamado Luiz Carlos Molion, afirma que a terra tem um ciclo natural de resfriamento e aquecimento e quem regula isso são os oceanos que possuem grande influência sobre o clima do planeta: se ele esfria a atmosfera esfria e se esquenta o mesmo ocorre com a atmosfera. Pesquisas internacionais mostram que os oceanos estão perdendo calor, portanto está ocorrendo a La ninã, que é o resfriamento da superfície das águas do pacífico e isso se reflete nos mares da Antártida fazendo com que eles percam calor, chegando até a congelar, e mudando a temperatura.
O fluxo natural de CO2 que ocorre entre oceano, vegetação, solo e atmosfera é de 200bilhões de toneladas por ano, e o que o homem produz é de 6 bilhões de toneladas, então, a tese afirma que a ação do homem não interfere em nada, e que essa divulgação de preocupação com relação ao aquecimento global é apenas interesse econômico, pois os países em desenvolvimento irão parar de produzir energia que os “prejudica” e os desenvolvidos irão se sair bem.Esse calor que sentimos hoje são apenas as ilhas de calor, que são provocadas nos lugares com mais concentração de pessoas e construção, mas não é por isso que devemos deixar de preservar o meio ambiente .
Outra pesquisa atual que está preocupando, é de que milhares de estações de medição espalhadas pelo mundo estão sendo afetadas por condições que distorcem seus resultados.Essas estações são locais onde são efetuadas análises do tempo meteorológico. O meteorologista Anthony Watts publicou um relatório sobre a temperatura global dizendo que os dados estão seriamente comprometidos porque mais de 6 mil estações não estão funcionando , e que essas estações estão sendo comprometidas por suas localizações, mostrando mais as mudanças nas condições locais do que na tendência global .
Percebemos então que muitas das pesquisas atuais não dizem nada, um exemplo grave disso foi um dado que a ONU divulgou, dizendo que as geleiras do Himalaia iriam derreter até o ano de 2035, dias depois divulgaram uma nota pedindo desculpas, dizendo que os dados do cientista Phil Jones estavam mal organizados. Isso nos faz pensar: como uma organização desse porte pode se equivocar dessa maneira?
Será que com essas novas informações voltamos a estaca zero? Não sabemos se esta situação já virou uma questão política , só temos certeza de uma coisa: o planeta está mudando e devemos tomar atitudes imediatas!

Interessante, acesse:

http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/tese-do-resfriamento-global-esta-ganhando-forca-0402396CCC996366?types=A&

Nenhum comentário:

Postar um comentário